Busca no Site

Acessar Área Médica

Terapia Inovadora no Tratamento da Fimose

Enquete

Você sabe o que é Fimose?


Sim
Não

Tamanho da fonte Diminuir Fonte   Aumentar Fonte

Dúvidas Frequentes



Selecione abaixo os filtros de busca desejados:



Fimose


O que é fimose ?

Fimose é uma denominação derivada do grego e significa prepúcio estreitado e não retrátil na infância. O termo também descreve um processo cicatricial patológico na extremidade do prepúcio em crianças maiores e adultos. A fimose é então dividida em primária (do desenvolvimento ou fisiológica) e secundária (verdadeira ou patológica).

Quais os riscos da fimose ?

A fimose pode ser uma condição benigna, mas em muitas vezes está associada a diversas complicações. Inicialmente a dificuldade de higienização do pênis facilita acúmulo de secreções gordurosas como o esmegma, caracterizando um odor desagradável pela colonização bacteriana. Os resíduos amoniacais da urina também contribuem para odor urinoso e dermatite persistente. Existem também evidências que relacionam condições de higiene precária do pênis com câncer deste órgão.

A fimose pode dificultar a micção ?

Nos casos mais graves de fimose é comum a chamada micção em dois tempos, na qual a urina sai pela uretra mas encontra um bolsão de prepúcio estreitado na sua extremidade. Observa-se assim um abaulamento da pele prepucial pela urina antes da saída da mesma deste bolsão na forma de jato afinado e sob alta pressão. A umidade do prepúcio freqüentemente favorece o crescimento de fungos e bactérias, o que pode facilitar as infecções urinárias.

O que é o esmegma ?

O esmegma é a secreção gordurosa e esbranquiçada, que lembra o “queijo suíço” e trata-se da descamação de células do prepúcio interno e do produto das glândulas sebosas da região coronal. Estas glândulas são pequenas pápulas ou bolhas na circunferência da glande. Muitas vezes elas formam bolsões por baixo da pele prepucial, que os pais interpretam como pús. Na verdade elas contribuem para o descolamento do prepúcio da glande.

O que é prepúcio ?

Prepúcio é a pele que cobre a parte final do pênis, também conhecida com cabeça ou glande. Quando o prepúcio estiver maduro, deve ser totalmente retrátil, de forma a permitir a exposição da glande. Sua função é permitir a proteção da parte mais sensível do pênis (a glande) e sua redundância provavelmente facilita a movimentação do corpo do pênis na vagina durante o ato sexual.

Como o prepúcio se desenvolve ?

Com 6 meses de gestação o pênis já está completamente formado, incluindo o prepúcio. Ao nascimento é incomum a exposição da glande (apenas 4%), entretanto durante o decorrer dos 3 primeiros anos de vida, ocorre um processo de liberação da pele da glande, ao mesmo tempo em que ela fica mais maleável e elástica. Um estudo clássico acompanhou as crianças desde o nascimento até os 3 anos de idade e constatou que nesta idade 90% das crianças já tinham o prepúcio descolado e completamente retrátil.

Existem outras patologias de prepúcio ?

Além da fimose existem outras patologias do prepúcio que podem confundir o diagnóstico e portanto a conduta. É importante assim a avaliação médica e em casos duvidosos a opinião de um urologista pediátrico. Dentre estas destaca-se a hipospádia, pênis embutido, epispádia, linfedema peniano primário, anomalias de fusão penoscrotal.

Qual o melhor momento para eu começar a tentar reduzir a fimose do meu filho?

Fimose significa excesos de pele. Todos os recém-nascidos possuem este escesso de pele e a redução vai depender da falta de progressão na elasticidade deste tecido. Os repsonsáveis precisam ser corretamente orientados a promover uma adequada higiene e manipulação da região. Normalmente, tais tentativas de redução são necessárias a partir do segundo ano de vida.

Existe algum motivo para haver excesso de pele neste órgão?

Esse excesso garante uma adequada proteção contra as agressões provocadas pelas fezes ao sistema urinário nos primeiros anos de vida. Consideramos o desfralde como limite dessa proteção.

Meu filho vem eliminando uma secreção amarelada nas bordas da pele aderida à glande. Devo me preocupar.

Esta secreção se chama esmegma. Ela é produzida normalmente por glândulas que se localizam no sulco balanoprepucial, espaço localizado entre a cabeça e o corpo do pênis. O acúmulo desta secreção em bolsões colabora para o descolamento da aderência do prepúcio à glande, facilitando a redução da fimose. A contaminação desta secreção pode resultar em infecções do pênis. A prevenção se faz através da adequada higiene da região, com água morna e sabão neutro. Os bolsões precisam ser monitorados em consultas com o pediatra assistente.

Minha filha está apresentando dificuldade para urinar por fechamento parcial da vagina, o que o pediatra chamou de sinéquia de pequenos lábios. O que é isso?

A sinéquia de pequenos lábios deforma a anatomia da genitália das meninas. Por força do jato urinário, um pequeno pertuito é mantido, garantindo a eliminação da urina. Acredito que, de certa forma, esta aderência garanta a proteção parcial do órgão até o desfralde, porém, sua permanência pode levar a estados infecciosos, comprometendo a uretra e vagina.



Por Paulo Abrahão – CRM: 5227594-7
Chefe da Pediatria do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos;
Preceptor da Residência em Pediatria na Emergência Pediátrica do Prontobaby Hospital da Criança;
Médico assistente da Emergência do Prontobaby Hospital da Criança;
Exerce as especialidades de Homeopatia e Pediatria em consultório particular.