Busca no Site

Acessar Área Médica

Terapia Inovadora no Tratamento da Fimose

Enquete

Você sabe o que é Fimose?


Sim
Não

Tamanho da fonte Diminuir Fonte   Aumentar Fonte

Dúvidas Frequentes



Selecione abaixo os filtros de busca desejados:



Tratamento Cirúrgico


A cirurgia da fimose é sempre necessária ?

A fimose pode ser tratada cirurgicamente em casos de fimose verdadeira e após esgotadas as chances de descolamento e retratilidade espontâneos do prepúcio, o que coincide com a retirada das fraldas por volta de 3 anos. Conforme vimos, apenas a minoria dos meninos terá fimose nesta idade (10%) e mesmo assim ela poderá ser tratada inicialmente com tratamento medicamentoso (pomadas), reservando-se os casos de não resposta à este tratamento para a cirurgia.

A cirurgia de fimose no berçário faz sentido ?

Excluindo-se critérios religiosos e culturais, a cirurgia de fimose deve ser desestimulada durante o berçário, uma vez que o prepúcio tem finalidade de proteção da glande contra a umidade e resíduos urinosos e fecais durante o período de uso de fraldas. Nos Estados Unidos da América esta é uma prática ainda comum, mas é desestimulada pela Associação Americana de Pediatria (AAP), além do que muitos consideram este ato uma mutilação.

Como é o tratamento cirúrgico ?

A circuncisão ou postectomia é a cirurgia para a fimose. É necessário realizar anestesia geral para este procedimento, que dura próximo de 30 a 40 minutos. A cirurgia é feita em regime ambulatorial, sendo que o paciente não dorme no hospital. A cirurgia consiste em retirar a pele em excesso e reconstituir a região por meio de pontos absorvíveis que não precisam ser retirados.

A cirurgia tem complicações ?

Todo o procedimento cirúrgico apresenta complicações relacionadas com o ato. Dentre as mais comuns citamos o sangramento, edema e dor. Trata-se, no entanto, de complicações leves que não costumam constituir problema sério. Por outro lado é importante que o paciente esteja bem assistido por uma equipe médica de confiança.

Vale a pena tentar as pomadas antes da cirurgia ?

Vale a pena discutir com o seu médico as possibilidades de tratamento. Em linhas gerais, mesmo os casos mais difíceis podem receber como conduta inicial o tratamento não cirúrgico. O máximo que pode acontecer é você não conseguir êxito e aí sim partir para a cirurgia tendo tentado uma conduta inicial menos agressiva.

O que é cirurgia de Plastibel ?

Alguns cirurgiões preferem esta modalidade cirúrgica à cirurgia convencional. Este procedimento é como amarrar um fio sobre o prepúcio, uma vez protegido por um anel (similar a um carretel) que serve de apoio para o mesmo estando posicionado por dentro da pele. A tensão do amarramento promove uma isquemia e ao mesmo tempo que a pele vai ser seccionada naturalmente ela promove já a reconstituição do prepúcio interno com o externo. A grande desvantagem deste procedimento é justamente a presença de um corpo estranho no pênis por algum tempo.



Por Paulo Abrahão – CRM: 5227594-7
Chefe da Pediatria do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos;
Preceptor da Residência em Pediatria na Emergência Pediátrica do Prontobaby Hospital da Criança;
Médico assistente da Emergência do Prontobaby Hospital da Criança;
Exerce as especialidades de Homeopatia e Pediatria em consultório particular.